quarta-feira, julho 17, 2013

Palestra especial

Hoje, 17 de julho, palestra especial às 19:00 - “Consciência e Abundância”, com o Prof. Paulo Roberto da Silva, UFF.


O professor universitário e doutor em ciências contábeis Paulo Roberto da Silva poderia ser mais um profissional obcecado com os números, os lucros e o acúmulo de bens, mas sua trajetória o levou para um caminho muito mais simples: ele está envolvido no movimento da simplicidade voluntária, que sugere uma mudança básica na maneira com que vivemos: viver com menos – “menos expectativa, menos perfeccionismo, menos sapatos, menos roupas, menos consumismo, menos desperdício”, explica Paulo.

Paulo garante que viver com menos é ter mais tempo livro para o que realmente interessa. Carioca, ele vive em uma área de proteção ambiental no alto do Rio de Janeiro, onde, rodeado de árvores e animais silvestres, pode admirar a cidade de longe. Além de simplificar sua vida, Paulo ainda contribui com a conservação ambiental: ele mudou seu padrão de consumo e optou por uma alimentação natural. Entre suas propostas para uma mudança no padrão de consumo está a EBA – Economia Baseada na Abundância, que estimula a transformação de nossos comportamentos cotidianos em favor da sustentabilidade socioambiental. A proposta vem de encontro com a economia vigente, que trabalha com a lógica da escassez, isto é, quanto mais escassos os produtos, mais valorizados eles ficam. Na entrevista a seguir, ele explica sua visão e proposta para um novo sistema de produção e consumo.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse  http://entrevistasbrasil.blogspot.com.br/2008/12/conscincia-e-abundncia-com-paulo.html