segunda-feira, setembro 16, 2013

Santa Teresa d'Ávila

Teresa de Ávila é a santa da paixão mística por excelência. Nascida em Ávila, Espanha, em 1515, chamava-se Teresa de Cepeda y de Ahumada. Seu conselheiro espiritual era João da Cruz, mais tarde também canonizado, que compôs com Teresa talvez a dupla mais mística do catolicismo romano.

No entanto, o misticismo de Teresa não a impedia de ser uma mulher prática, com uma percepção clara e eficaz das coisas concretas da vida. Além disso, Teresa escreveu inúmeros textos místicos importantes, e é muito admirada e pesquisada inclusive por não católicos. Faleceu em 15 de outubro de 1582, e foi canonizada em 1622.

Desde pequena manifestou um temperamento exuberante - aos sete anos fugiu de casa para procurar o martírio na África - e tendências antagônicas à vida mística e à atividade prática. Por duas vezes esteve gravemente enferma, e durante a doença começou a viver algumas experiências místicas que transformaram profundamente sua vida interior, dando-lhe a percepção da presença de Deus e a experiência de fenômenos místicos descritos por ela mais tarde nos seus livros O caminho da perfeição, Pensamentos sobre o amor de Deus e O castelo interior.

Santa Teresa d'Ávila inspira a abertura total ao amor divino, assim como São João da Cruz. "A medida do amor divino não está naquilo que ele nos dá, mas no que ele nos pede. Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda", afirmava ela em seus escritos.

Na oração de sua autoria, é possível perceber o roteiro da fé que guiou a vida de Santa Teresa d'Ávila, sendo testemunho do infinito cuidado de Deus para conosco.

Nada te perturbe.
Nada te espante.
Tudo passa.
A paciência tudo alcança.
Nada me perturbe.
Nada me espante.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta.


Publicado originalmente no Mensageiro Celeste nº 7, edição de dezembro de 2003.