quinta-feira, outubro 24, 2013

Liberdade e Responsabilidade

Meus irmãos, a reflexão de hoje é a liberdade. Será que somos realmente livres? Nossos pensamentos e ideias têm sua origem somente em nós? Ou será que estamos sendo influenciados sem que possamos perceber?

Ser livre implica a possibilidade de seguir sem barreiras ou limitações; é poder exercer a criatividade sem que soframos censura; significa expressar nossos sentimentos sem nos sentirmos constrangidos por olhares de reprovação. 

Ser livre é poder seguir o que queremos para nós: profissão, pensamento político, religião ou fé, escolher nossas roupas e alimentação, a possibilidade de opinar sobre tudo... É pôr em prática o nosso livre arbítrio. Mas nós sabemos o que de fato desejamos? Não estaremos copiando o que ditam para as nossa vidas, por exemplo, através da moda, das novidades tecnológicas, das campanhas publicitárias com ofertas de serviços, produtos e hábitos alimentares? A tudo isso, podemos somar a cultura local e a tradição.

A verdade é que nem tudo nasce de nós mesmos. E, sendo assim, nossa responsabilidade é muito grande em avaliar e vivenciar o que nos é sugerido. Muitas vezes, ter a liberdade nos faz deixar de enxergar o outro, passando a seguir o que somente nos interessa, quando o mais sensato seria pesar os prós e os contras para nós e aqueles que nos cercam. Como praticar a verdadeira liberdade, se pensamos somente em nossas próprias vidas?

Uma solução é praticar a liberdade com PHATAE:

Liberdade com PAZ diz respeito a todo o cuidado que se deve ter em relação àqueles que convivem conosco. Sendo assim, em tudo o que fizermos, buscaremos a paz em nossas consciências, seguindo os nossos objetivos sem interferir na paz do outro.

Liberdade com HARMONIA quer dizer o quanto de esforço empenhamos para que nossas escolhas possam agradar não somente a nós, mas aos outros. Deste modo, seremos altruístas e fortaleceremos as amizades.

Liberdade com TRANQUILIDADE significa buscar a calma diante de tudo o que se propõe a alcançar. Tranquilos, atingiremos os nossos objetivos sem gastar energias desnecessárias e estaremos mais preparados para lidar com as adversidades.

Liberdade com AMOR é poder seguir os nossos passos com todo o entusiasmo e afeto para com aquilo que queremos e também para aqueles que compartilham os nossos caminhos. Doando amor, receberemos amor em troca como proteção.

Liberdade com EQUILÍBRIO é saber até onde ir, é perceber a hora de refazer o caminho... Assim, compreenderemos que a vida se faz sem exageros, que há limitações em quase tudo o que desejamos construir. O Universo, apesar de estar ao nosso lado em nossos objetivos, necessita de tempo para preparar o terreno de nossas realizações.

No capítulo 6 da primeira carta aos Coríntios, na Bíblia Sagrada, encontramos esta máxima: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém." É preciso avaliar com sensatez antes de tomarmos qualquer decisão, já que somos livres. Se alguém nos diz: "isso é verdade", precisamos entender se essa verdade é compatível com o que pensamos ou traduzimos da vida. E quão é sagrada a liberdade, que nos permite seguir com os nossos próprios pés para alcançar a vitória, no justo momento!

Ryrann da Jordânia 
Sessão de PHATAE 
19 de outubro de 2013.