domingo, dezembro 01, 2013

Compaixão

Queridos irmãos, hoje é dia de celebrar a compaixão, como ontem foi e amanhã será. Compaixão pelos outros, por nós mesmos, por todos os seres vivos. Entender verdadeiramente este sentimento é reconhecer a importância de se pensar nos outros que passam por quaisquer sofrimentos ou dificuldades. É eliminar o egoísmo e estender o amor para além daqueles mais próximos. É pensar na humanidade inteira.

Só para compreender o valor da compaixão, imaginemos um mundo sem ela. Se nada acontecesse para ajudar aqueles que passam, por exemplo, pelas provas coletivas dos desastres naturais; e, se a solidariedade e a dedicação aos mais necessitados não existisse, teríamos muito mais tristeza no mundo.

Compaixão é olhar com bondade, com os nossos mais puros sentimentos, com uma intensa vontade de restaurar, de curar, de levar ânimo, equilíbrio e paz. É estar disponível para enxugar as lágrimas e distribuir a alegria de viver. É ser pura força transformadora capaz de eliminar qualquer desequilíbrio. É aquecer no frio e refrescar no calor. É como um autêntico sentimento maternal ilimitado que se expande para o universo.

Tão nobre sentimento só pode mesmo atrair a presença dos Mestres e bons espíritos, que reforçam as boas energias e os poderes de cura.

Mas como desenvolver a compaixão em nós? Alguns podem insistir que poucos conseguem. Entretanto, é um equívoco, já que todos temos uma semente da mais pura bondade.

Assim como os grãos que, com água e luz, se desenvolvem na terra fértil, todos nós podemos fazer crescer a árvore dos nossos melhores sentimentos. Para isso, basta cuidar bem daquilo que pensamos, daquilo que escolhemos, de tudo o que fazemos, seja para nós ou para os outros. E o melhor exercício da compaixão é estar disponível para ajudar. Se quero Luz, serei Luz em todos os momentos.

Irmãos, o mundo é uma escola em que todos somos alunos e professores ao mesmo tempo. Sempre estamos aprendendo e ensinando. Aprendemos com o exemplo do outro e ensinamos com o nosso próprio exemplo. Assim, percebe-se a grandiosidade de se saber escolher bem o que recebemos e, também, aquilo que emitimos para o universo. Podemos optar pelo bem, em quaisquer circunstâncias, e isso nos fará melhores a cada oportunidade, seja pelo uso da palavra, da ação ou do pensamento.

Não devemos nos esquecer, no entanto, de sermos compassivos para com nós mesmos. Para doarmos o melhor de nós para aqueles que precisam, necessitamos aprender a cuidar bem de nossas vidas com todo o amor. Aplicar o equilíbrio em nossas ações no bem gera uma fonte inesgotável de disposição e compreensão, fazendo com que os limites não existam mais.

Meus queridos irmãos, compaixão é um dos principais alicerces de uma Fraternidade. O mundo necessita de mais amor, de mais pessoas que estejam dispostas a se transformarem num canal de paz, de conforto e de ternura. É possível, sim, transformar cada alma. É possível atrair toda a alegria, independentemente da situação vivida. É nossa missão estender a compaixão cada vez mais, até que nenhuma lágrima seja vertida, a não ser pela emoção de intensa e plena felicidade.

Ryrann da Jordânia
Sessão de PHATAE
23 de novembro de 2013.