domingo, novembro 26, 2006

EDUCAÇÃO HOLÍSTICA


Segundo os escritos do poeta e místico Khalil Gibran "o discípulo evolui por seus próprios méritos, e a si mesmo transformando, transforma o mundo". Essa é a base do verdadeiro ensinamento.

A palavra educação é derivada da raiz educare, que significa trazer para fora ou extrair o que está dentro. É por isso que o homem deve trazer à tona as qualidades sagradas latentes no seu coração e colocá-las em prática.

Esse é o objetivo das chamadas escolas iniciáticas, que investem em educação como um processo de valorizar o potencial do ser humano e buscar capacitá-lo a desenvolver esta potencialidade. Com esse mesmo enfoque, a "CEU" pretende ser mais um ponto de luz nesse universo.

Segundo Chaîtra, o Hindu, coordenador de ensino da Casa, o objetivo do Curso de Sensíveis é fazer com que o ser humano utilize seu poder de investigação pessoal e fique livre de dogmas e preconceitos, para poder descobrir as leis naturais da vida e com elas se harmonizar, obtendo uma vida mais plena e em paz.

MC: O que é uma escola iniciática?
Chaîtra o Hindu: É uma escola onde não há espaço para discussões, apenas reflexões, e um de seus requisitos básicos é a virtude de ouvir. Sua metodologia difere dos moldes da escola convencional - seu foco é a alma - o que exige autodisciplina do instrutor e do aluno para a descoberta do conhecimento por si mesmo.

MC: Inúmeras são as escolas que seguem essa linha. Qual o papel da "CEU" dentro dessa visão?
Chaîtra: Ser mais um desses núcleos luminosos no plano físico, ensinar as pessoas a cooperar com o inevitável e atuar como força impessoal para o bem, transmitir idéias espirituais, compartilhar experiências com o saber divino - presente em todas as religiões e filosofias - tudo isso usando racionalmente a liberdade pessoal.

MC: Quando o assunto é escola iniciática, é muito comum as mulheres ficarem de fora. Como é esse procedimento na "CEU"?
Chaîtra: Ao longo da história verificamos a existência de regras adotadas por escolas iniciáticas, conferindo-lhes características próprias tais como a aceitação de pessoas do mesmo sexo ou religião. Neste aspecto a "CEU" é uma escola iniciática que entende o ser humano em seu princípio bipolar (masculino/feminino) e divino (existência de uma presença interna), portanto não faz restrição à religião ou sexo a que pertençam seus membros.

MC: Quando a Casa começou a oferecer as aulas e qual o motivo?
Chaîtra: Desde sua fundação em 1985, mas somente em 1993 foi regulamentado o Curso de Sensíveis pela então diretora de ensino, Niferinne Filha de Icaro. A proposta foi seguir a orientação do Mentor Espiritual para que fosse organizado o ensino místico-espiritualista. Assim, através do estudo e da prática espiritual a pessoa carente de bens espirituais pode encontrar também na "CEU" uma fonte de respostas e crescimento interior.

MC: Qual a missão da "CEU" em disseminar esse conhecimento?
Chaîtra: Despertar a sabedoria divina latente nas pessoas utilizando a meditação, a prática ritualística e o estudo esotérico. O propósito é facilitar o desenvolvimento do aspecto intuitivo das pessoas para que elas próprias busquem resposta para suas aflições.

MC: Na "CEU" qual o primeiro passo para essa compreensão?
Chaîtra: A primeira etapa é o curso Missão Celeste cujo objetivo é levar o aluno a refletir sobre a vida e o mundo em que vive. Porém, vale ressaltar que sua conclusão não implica no acesso imediato ao corpo mediúnico.

MC: Por tudo que foi dito, podemos afirmar que as aulas são essenciais tanto para o trabalho mediúnico quanto para o crescimento interno de cada um?
Chaîtra: Exatamente. As aulas são sessões espirituais de instrução através das quais o médium, pelo estudo, adquire conhecimentos que lhe serão exigidos na prática espiritual. Na verdade este conhecimento está latente na pessoa, faltando-lhe apenas um pouco de coragem, determinação e fé para mergulhar em si mesma e aprimorar-se como espírito desejoso da luz.

Publicado originalmente no Mensageiro Celeste n.º 10, edição de março de 2004.

2 comentários:

sahalliwell disse...

Tá tão maneiro!!!
poxa! agora q vc ta mais rapido q eu.. vou ter q vir sempre.. todo dia!! hahaah

ORDEM FRATERNAL CRUZEIRO DO SUL "CEU" disse...

Novamente agradecemos seus cumprimentos. Visitar o blog pode ser mais uma boa forma de meditar -quem sabe...