sábado, dezembro 09, 2006

PROJETO JUVENTUDE CAPACITAÇÃO E AÇÃO


Projeto Juventude – Capacitação e Ação: um sonho que se concretiza. Surgiu vagarosa e mansamente, com a suavidade a que se refere Camus, quando diz que as grandes Idéias vêm ao mundo como pombas, acordando a vida e a esperança. Por acreditar em valores como Fraternidade , Fé e Confiança no ser humano, no Amor vivenciado a cada dia, nosso Projeto mistura suavidade , vigor e coragem . Pretende acordar adultos e jovens, para a ação, que se faz necessária à transformação dos sonhos em metas realizáveis. É preciso transmutar idéias num efetivo fazer. É preciso plantar, para que se possa colher. Além de estarmos acordados, é preciso que nos lancemos à frente, que sejamos projetos, setas a perseguir alvos que transformem a realidade difícil em que vivemos, quadro terrível de problemas econômico-sociais, humanos.

Nosso Projeto é um conjunto de ações, trabalho consciente; práticas que abrem espaço de resistência pacífica a um sistema injusto e cruel, que promove a exclusão social e o esquecimento do ser, em nome da prosperidade de uns e em detrimento de toda a humanidade. Se por um lado, esta é uma idéia semelhante a outras, levadas a efeito por instituições sérias, que, movidas pela verdadeira solidariedade, lutam pela melhoria de qualidade de vida para todos; por outro, este é um projeto diferente.

Acreditamos que capacitar os jovens não é moldá-los, treiná-los, produzi-los, como peças de uma engrenagem, como produtos idênticos e incontáveis, escorrendo pelas esteiras de máquinas, em indústrias de alta tecnologia. Nosso projeto se distingue justamente por crer que é preciso despertar individualidades, confiar nas capacidades intrínsecas do ser humano, estimular a descoberta das próprias Qualidades. Preparar o jovem, não para atingir o que se quer dele, não para imitar modelos de sucesso e produtividade, mas para ser bom, ótimo, naquilo que se é. Como diz Waldez Luiz Ludwig, é preciso gerenciar pontos fracos, mas sobretudo, tornar excelentes os pontos bons, ser inovador, empreendedor. Enfim, saber optar, decidir, agir como ser único, como “palavra de Deus que não se repete mais”. Descobrir e exercer isso não compete só ao jovem, mas a cada um de nós. Isso é competência, vista com outros olhos. Esta, se for assim conquistada, trará, certamente, sucesso profissional e pessoal ao ser humano.

Eis a nossa proposta para o grupo de jovens de 15 a 21 anos, que trabalha conosco, em atividades internas e externas, com as dinâmicas mais diversas, sob a orientação de profissionais habilitados, voluntários, a quem agradecemos. Fundamentado nas normas legais, orientado e assistido por setores específicos da Administração Pública, nosso Projeto faculta ao jovem a oportunidade de seguir, conhecendo, debatendo, praticando, buscando possíveis soluções para seus problemas. Desenvolver capacidades reveladas na ação e, ao mesmo tempo, capacitando-se a cada ato, não só para o mercado de trabalho, mas para a vida: este é, em resumo , nosso maior objetivo, bem representado no logotipo do Projeto: movimento, esforço, superação de limites, trabalho, conquista!

A Ordem Fraternal Cruzeiro do Sul, “CEU”, confirmando sua missão de Serviço, neste seu vigésimo primeiro aniversário, sob a proteção do patrono do Projeto - M.Kuthumi - e do Amado Mentor desta Casa, o Divino Mestre Shintho-Khan, sente-se feliz por promover e viver essa experiência, em que se constrói para nós e para todos um mundo melhor, em que se instaura a Verdade Maior, como Palavra Ordenadora da realidade, como Ação, cuja Dinâmica move o acontecer humano, e como Luz, ilumina a todos e a tudo!

Profª Rosa Maria Batista D’ Moraes
Coordenadora do Projeto

Instrutora do Curso de Sensíveis da “CEU”

Um comentário:

Anônimo disse...

Um projeto de grande envergadura e que exige muita dedicação e responsabilidade! Todos estão de parabéns pelo trabalho e pelos frutos que dele advém!