quinta-feira, agosto 02, 2007

Imaginação

A faculdade de criar imagens

Imaginação é o poder inerente à mente humana de criar imagens. Em uma pessoa normal, este poder carece de treinamento e vigor. Quando treinada, esta pessoa torna-se capaz de criar uma matriz na substância astral, pela qual objetivamente fluirão efeitos. Esta faculdade é o maior poder depois da Vontade - um poder inerente à estrutura humana e seus complicados instrumentos.

Um dos poderes da Imaginação treinada é o de produzir na substância astral uma imagem ou forma real que então pode ser usada do mesmo modo que o modelador usa o molde de areia para fundir ferro derretido. Portanto, a Imaginação é considerada a faculdade primeira, visto que a Vontade não pode executar o trabalho, se a Imaginação for totalmente fraca ou não treinada.

Por trás de cada fenômeno visível oculta-se o cosmos e seu mecanismo perfeito. Este mundo aparentemente velado é apreendido pelos sentidos ocultos do homem. Estes sentidos secretos residem em nosso eu astral. Portanto, cérebro e mente, em atuação conjunta, têm o poder de criar formas: primeiro, formas astrais na substância astral; depois, formas visíveis com acréscimos de matéria deste plano.

Na substância astral existem todos os sons e imagens. Do mesmo modo, as impressões de cada acontecimento, seja remoto ou insignificante, permanecem gravadas no eu astral.

JUDGE, William Q. The Ocean of Theosophy, cap. 16, traduzido do original publicado em 1893, Theosophical University Press, Pasadena, 2001.

3 comentários:

amrita do himalaya disse...

Esse texto me remete aos vídeos que estão alocados no mês de maio,vídeo 1- O segredo 2-são tão bonitos.
Nas práticas da meditação principalmente o da Cura Tântrica,é lindo!
É o próprio exercício da imaginação ,de uma forma poderosissíma!

amritadohimalaya disse...

Completando meu comentário, o vídeo que tem o título de Meditação para Evolução Espiritual é de uma força!
Eu já vi e revi nem sei quantas vêzes.
AH!!!!!!!!!!!!!!!amei.

ORDEM FRATERNAL CRUZEIRO DO SUL "CEU" disse...

Amrita, estou pesquisando outros vídeos para o nosso Blog. Aguarde...
É, realmente este texto faz lembrar aquele video.