quarta-feira, julho 23, 2008

A SAÚDE ESTÁ NOS PÉS

Massagear carinhosamente os pés e as mãos pode proporcionar bem-estar e relaxamento. Caminhar descalço em superficies naturais irregulares como pedrinhas, grãos, galhos, cascas, folhas secas, areia, terra e cascalho, é uma prática que estimula os milhares de terminações nervosas presentes nas plantas dos pés. Esses terminais, através de suas ramificações, conectam-se com os órgãos internos, com a cabeça, com a coluna vertebral, com os membros superiores e inferiores do corpo.

Portanto, estimular a planta do pé com massagens pode favorecer o bom funcionamento dessas partes e até ajudar a recuperar o equilíbrio orgânico perdido. Essa prática recebeu o nome de reflexologia.

O efeito terapêutico do toque nos pés foi constatado há cerca de cinco mil anos, na China. Nessa época, os chineses aplicavam massagem nos pés por compressão. Na India e Egito antigos, também se utilizava a estimulação de determinados pontos nos pés para o restabelecimento da saude de pessoas enfermas.

Os reflexologistas dividem o corpo em 10 zonas verticais iguais, cinco à direita e cinco à esquerda, ligadas por caminhos nervosos que terminam nas mãos e pés. A pressão aplicada no ponto reflexo desejado pode liberar bloqueios no fluxo de energia na zona respectiva a ele, encorajando a melhora no funcionamento de órgãos e sistemas.

A técnica permite a recuperação gradativa do bem-estar, ativando o mecanismo de cura existente em cada um. Esse método pode aliviar o estresse, angústia, depressão, ansiedade, dor-de-cabeça, entre outros. Os especialistas advertem: em caso de gravidez, deve ser adotado um tratamento diferente.

Publicado originalmente no Mensageiro Celeste nº 22, edição de agosto de 2005.

Nenhum comentário: