domingo, julho 26, 2009

LUZ PRIMORDIAL

O fogo é o mais místico dos cinco elementos, e também o mais divino. Portanto, seria muito difícil dar uma explicação dos seus vários significados apenas em nosso plano, sem considerar os demais planos, além de ser totalmente incompreensível à grande maioria. O fogo é o pai da luz e a luz é a origem do calor e do ar (ar vital). Se nos referirmos à divindade absoluta como Escuridão ou Fogo Negro, sua primeira progênie - a Luz - é, na verdade, a primeira divindade autoconsciente. Pois, o que será a luz em sua raiz primordial, senão a divindade doadora da vida, que ilumina o mundo?

Luz é aquilo a partir do qual uma abstração torna-se realidade. Ninguém jamais viu a luz primordial, verdadeira. O que vemos são apenas raios descontínuos ou reflexos, os quais se tornam cada vez mais densos e menos luminosos à medida que descem à forma e à matéria. Fogo, portanto, é um termo que abrange O TODO. O fogo é a divindade invisível, "o Pai". A luz manifestante é Deus, "o Filho", e também o Sol.

O fogo, no sentido oculto, é o éter, o qual nasce do movimento, que por sua vez é o fogo negro, eterno, invisível. A luz se põe em movimento e controla tudo na natureza - do éter primordial, mais elevado, até a menor molécula do Espaço. O MOVIMENTO é eterno por si mesmo e no Kosmos manifestado, ele é o Alfa e o Ômega daquilo que neste plano chamamos de eletricidade, galvanismo, magnetismo, sensação (moral e fíisica) – pensamento, e até mesmo vida. Assim, em nosso plano, o Fogo é simplesmente a manifestação do movimento, Vida.


Extraído da Apostila nº 290 do 7º ciclo do Curso de Sensíveis.