segunda-feira, outubro 26, 2009

O CONTATO COM OS MESTRES

É DIFÍCIL ENTRAR EM CONTATO PESSOAL COM OS GRANDES SERES E DIZER CATEGORICAMENTE COMO E QUANDO UMA PESSOA PODE SER ADMITIDA EM SUA COMPANHIA. MAS UMA VEZ OBTIDO ESTE CONTATO PESSOAL É INFALÍVEL EM SUA ATUAÇÃO.

Conquanto não se possa dizer categoricamente quando e como um determinado indivíduo será aceito na companhia dos Grandes Seres, há, entretanto, certos fatos a respeito que convém ao aspirante ter em mente.

Em primeiro lugar, o aspirante deve se lembrar de que, estando os Grandes Seres em contato com a Realidade, a Sua consciência funciona e Suas vidas são vividas em nível mais alto do que a do indivíduo comum e só os que estão convenientemente qualificados para entrar em contato com Eles é que podem ter sucesso em seus esforços. Só eles podem decidir se alguém está qualificado e se as circunstâncias são favoráveis para tomá-lo em sua companhia ou mesmo para trazê-lo a um contato mais estreito com Eles. Tudo quanto o candidato pode fazer é purificar a mente e viver de tal maneira que se torne digno desse grande privilégio.

Em segundo lugar, o aspirante deve se lembrar de que o contato pessoal não significa necessariamente contato físico. O corpo físico é apenas nosso mais externo veículo através do qual funcionamos no plano físico. Há planos mais sutis nos quais funcionamos através de nossos veículos mais sutis. O contato nesses planos é de importância e significado bem maiores e pode ser bem mais íntimo do que no físico. Duas pessoas vivendo em pólos distantes, podem estar em um contato mais estreito entre si, se existe ligando-as afinidade espiritual e se desenvolveram as faculdades necessárias para se comunicarem, do que duas pessoas que vivem juntas no plano físico.

Os Mahâtmas a quem geralmente nos referimos como os Mestres de Sabedoria, vivem longe um dos outros, espalhados por todo o mundo, em lugares isolados e muitas vezes, inacessíveis e, entretanto, estão no mais íntimo contato entre si. Eles podem também ficar em contato com seus discípulos avançados e utilizar-se de outros trabalhadores a Eles devotados, onde quer que vivam em seus corpos físicos.

Essa espécie de associação íntima com Eles é difícil de obter, mas se um indivíduo consegue tal privilégio, isto lhe será de inestimável beneficio. As vibrações mais sutis que emanam dos veículos dos Mahâtmas e as forças espirituais dos planos mais elevados que estão constantemente emanando através d´Eles, purificam e sintonizam aqueles que entram em contato com Eles, erguendo-os gradualmente aos mais altos níveis do ser.


Mas somente aqueles que são suficientemente puros e qualificados para suportar o impacto dessas forças podem derivar beneficio do contato intimo que traz para fora não somente o que há de melhor, mas também suas fraquezas ocultas. Assim o melhor que tem a fazer o aspirante é não ansiar por um contato pessoal com Eles, nem errar de âshrama em âshrama à procura d´Eles, mas tentar estabelecer contato com a Vida Divina oculta em seu próprio coração. Isto não só é mais exeqüível, mas também a maneira mais eficiente de entrar em contato com todos os Grandes Seres cuja consciência está permanentemente estabelecida na Consciência Divina.

Extraído do livro “Auto-realização pelo amor”, p. 36-52, de I. K. Taimni, ed. Fundo Editorial Annie Besant