domingo, junho 20, 2010

Atributos do médium

A Ordem Fraternal Cruzeiro do Sul - Comunidade Eldorado Universal - “CEU” é uma irmandade espiritual, na qual seus componentes atuantes – os médiuns – precisam ter a preocupação constante de se preparar espiritual e materialmente para poder bem exercer suas missões, contribuindo para seu próprio desenvolvimento e de todos aqueles envolvidos nos nossos trabalhos. Para atingir esse objetivo há necessidade de desenvolver alguns componentes próprios ou adequados ao corpo mediúnico, dentre os quais salientamos abaixo:

COLEGUISMO
Conjunto de atitudes, gestos e tratos de boa educação, como usar e abusar das palavras que criam uma atmosfera saudável e amiga, tais como: por favor, obrigado, com licença, bom dia, etc, em todas as atividades. É a parte essencial na formação do sentido de fraternidade. Cada um deve encarar o seu próximo como irmão, companheiro de ideal, convicções religiosas e místicas. Além de acentuar as afinidades naturais, o médium deverá criar outras afinidades de sentimentos para formar um ambiente de paz, tranqüilidade e compreensão.

COOPERACÃO E COLABORACÃO
Cooperação, dentro do espiritualismo, tem significado diferente de colaboração, visto que para nós, espiritualistas, cooperação é a expressão de um trabalho físico, mental, espiritual de duas ou mais pessoas, todas com o mesmo objetivo em proveito comum; já colaboração é o mesmo trabalho de uma ou mais pessoas com o propósito específico de auxiliarem a uma outra. É de se notar que o único interesse que move qualquer colaborador é o de prestar um serviço fraternal.

DISCIPLINA
É um conjunto de leis ou ordens que regem certas atividades. Na “CEU” entende-se como o cumprimento das normas e regulamentos, bem como as ordens emanadas de sua Diretoria. Também compõem o atributo da disciplina o asseio corporal, o vestuário, a pontualidade e a freqüência às sessões - inclusive as aulas, a atenção e concentração nos trabalhos e, sobretudo, a conduta que deve ser exemplar no âmbito da “CEU”. Isto evidencia a seriedade e a disciplina do médium, além de demonstrar respeito e consideração com os demais componentes da Fraternidade. Esse esforço aliado à aplicação, com humildade e sinceridade, cotidianamente mostra a disposição da pessoa para se doar, contribuindo para um clima saudável, adequado ao trabalho espiritual.

Extraído da Apostila nº 6 do Curso Preparatório de Aspirantes.