domingo, novembro 14, 2010

A vontade e a oração

A Vontade é um movimento que cria, mantém e destrói. Vontade é volição. Vontade É. Certamente conhecemos uma oração católica que contém o ensinamento da Vontade: o Pai-Nosso. "Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu" é um clamor para que o EU SOU se manifeste em Sua plenitude através do nosso pensamento de perseverança, honestidade, confiança, determinação; para que aceitemos com resignação os nossos próprios desígnios para atingirmos a Consciência de nós mesmos; para que aceitemos o resultado das nossas próprias açôes; para que a nossa Chispa Divina se expresse em nossas vidas, a cada dia, a cada momento. O Pai não está lá no céu. Ele está dentro do nosso coração.

Vontade significa ação, poder de pensamento, poder de imaginação. Memorização e gestos não são obrigações. Aquele que ora deve pensar sobre o sentido do que está dizendo e dos gestos que está fazendo. O esoterismo fala muito sobre gestos. Um muito significativo é o Sinal da Cruz que, esotericamente, é muito diferente daquele que conhecemos.

O poder da palavra, o som, a intenção, a veemência e o desejo sincero do coração são fatores importantes para a verdadeira oração. Evitemos orar de forma egoística porque a Vontade se expressa de forma altruísta. Quando alguém ora de fato, ele jamais o faz somente por si, mas por todos. A oração verdadeira é uma ação voltada para o todo. [...}

A busca de Deus, da Vontade, é algo interno. O homem, ao invés de buscar Deus em um templo externo, concreto, deve buscá-Lo dentro de si. Quantos de nós, freqüentadores de grupos esotéricos, igrejas e sinagogas, ficam na superfície do Ensinamento? Quantos de nós mergulham em sua profundidade? Quem busca Deus evita a hipocrisia. É necessário sempre aproximar a vontade humana da Vontade Divina porque isso conduz o homem à Consciência, á Iluminação, à Iníciação, à Paz.

Quando se trabalha a Vontade, inexiste qualquer razão para temor ou medo. Esse trabalho exige apenas simplicidade. É ela que leva o homem à Verdade, à Iluminação. Às vezes o mais simples é o mais iluminado, aquele cuja vontade está mais próxima da Vontade de Deus. Trabalhar com a Vontade Divina é agir com altruísmo, sinceridade, honestidade; é tentar resignar-se com a Realidade Interna. O que importa é o que cada um traz dentro de si. Ainda olhamos muito para as aparências e as formas. Quantos de nós ainda age pela aparência? Quantos de nós ainda valoriza em excesso a aparência das coisas e das pessoas? A Vontade está além de qualquer aparência.

Extraído da apostila nº 248 do Curso de Sensíveis da "CEU".