quinta-feira, dezembro 02, 2010

Luxor, "a cidade das cem portas"

Centro do poder egípcio de 2100 a 750 a.C., Luxor é uma cidade sem igual em todo o mundo. Localizada à margem do Nilo, aproximadamente a 640 km ao sul do Cairo, suas tumbas impressionantes, templos e estátuas são o testemunho das grandiosas conquistas do homem antigo.

A cidade constitui uma parte da antiga Tebas, que foi chamada pelo famoso poeta grego Homero, a 'Cidade das Cem Portas' por suas altas muralhas e portas. Os árabes a chamaram de 'Cidade dos Palácios', atraídos por seus palácios e grandes edifícios. A cidade de Luxor foi sede do Governo desde o ano 2100 a.C., e por isso se explica o respeito que o visitante sente por esta cidade eterna com seus grandes monumentos ao longo das margens do Nilo - na 'Cidade dos Vivos', na margem oriental e na 'Cidade dos Mortos', na margem ocidental.

Localizado no Vale dos Reis, está o Templo de Luxor, um dos maiores museus a céu aberto. Erguido por Amenhotep III e Ramsés II, era dedicado a Amon, deus da fertilidade que mais tarde se tornou o rei dos deuses. Este templo é o mais misterioso dos lugares sagrados egípcios. Durante séculos ninguém explicou por que ele foi construído em curva, como se o projeto tivesse sido mudado no meio da construção. "A força da construção, aliada ao poder do que ali se deu e dá conduz-nos a outras alamedas, às de nosso mundo interior. Caminhando através de tantas colunas e estátuas, viajamos no tempo e no espaço, para atingir o que nossa sensibilidade nos permite", relembra Tamala de Brahma, médium da "CEU".

Quando o erudito e hermetista Schwaller de Lubicz visitou o lugar em 1937, constatou que o templo fora erguido sobre três eixos distintos, uma deliberada expressão de harmonia e proporção, de simbolismo extraordinário. A construção e as diversas esculturas foram baseadas nas proporções do corpo humano - um "Templo do Homem", portanto.

Publicado originalmente no Mensageiro Celeste nº 19, edição de dezembro de 2004.