segunda-feira, março 28, 2011

Amor, humildade e compaixão

Por Yahin de Bethlem

Hoje, meditaremos novamente sobre as qualidades que necessitamos adquirir e fortalecer para obtermos uma caminhada mais feliz, harmoniosa e equilibrada. Quais seriam as atitudes que devemos tomar para entrarmos definitivamente no caminho da luz, o caminho do meio?

Por diversas vezes nos encontramos em meio a situações adversas que nos pegam de surpresa. Muitas vezes não sabemos como lidar com essas situações devido ao nosso estado desarmonioso e desequilibrado e desta forma acabamos por transformá-las em problemas. Algumas vezes esses problemas que criamos tornam-se grandes problemas, que julgamos até sem solução.

Fazendo uma comparação, a melhor maneira de se combater um incêndio é prevenir que ele aconteça, portanto para combatermos o incêndio - que são os problemas insolúveis - devemos nos prevenir utilizando a inspiração divina, que habita dentro de nossos espíritos. Ela nos dá clareza para sabermos como minimizarmos essas situações antes delas virarem um problema.

Agora nos perguntamos: e através do que essa inspiração divina nos ajuda na hora de lidar com essas situações? A partir do momento que temos acesso a Sabedoria Universal, através dos conhecimentos espirituais, devemos nos esforçar para manter um estado de harmonia e equilíbrio. E estando assim, equilibrados e harmonizados com a força superior do universo (DEUS), desenvolveremos os sentimentos de amor, humildade e compaixão, as chaves para lidarmos com as situações mais difíceis que possam nos aparecer antes mesmo que possam vir a se transformar em algum problema.

Falemos então sobre esses sentimentos, começando pelo AMOR, o sentimento mais elevado de todos, DEUS em sua forma mais pura. O amor verdadeiro é o amor incondicional, ou seja, o amor que não estabelece condições para existir, ele apenas existe. Esse amor que transcende as palavras e não pode ser descrito, apenas vivido. É o sentimento que devemos ter para DEUS, para conosco e para o próximo como uma pequena parte de DEUS.

É bem verdade que todos gostaríamos de ser amados desse jeito, como uma pequena parte de DEUS, mas para isso, devemos praticar esse amor também. Quando sentimos amor verdadeiro pelo próximo, não vemos seus defeitos e muito menos o julgamos. Veremos sempre como um irmão por quem devemos zelar para que se encaminhe pela senda do bem.

Contudo, para começarmos a praticar esse amor, precisamos de uma virtude que irá tornar nossas vidas e nossa capacidade de amar ao próximo muito mais fáceis, a humildade. Devemos ser humildes e admitirmos que não somos perfeitos, mas estamos aqui nesse plano, buscando a perfeição. E assim como nossos irmãos tem erros, nós também os possuímos e estamos aqui para nos tornarmos pessoas melhores. A humildade adiciona mais uma pena às nossas asas e faz nosso vôo para o caminho do bem ficar muito mais tranquilo, suave e seguro.

Por último, mas nem por isso menos importante, a compaixão fecha nossa tríade. Uma vez cientes através da humildade, de que nós somos espíritos imperfeitos, e dessa mesma forma nossos irmãos também o são, quando tomamos a consciência de que o devido comportamento é um mau hábito, e nosso semelhante ainda não o conseguiu, e utiliza desse mau hábito contra nós, a compaixão é o sentimento que nos faz querer ajudar àqueles que ainda não se conscientizaram que suas atitudes estão erradas.

Portanto amados irmãos, saibamos que através do Amor, da Humildade e da Compaixão nos manteremos sempre equilibrados e harmonizados com DEUS, tendo assim uma caminhada mais tranquila e mais feliz. Que a partir de hoje, quando sairmos deste templo, possamos colocar em prática tudo aquilo que hoje aprendemos e tenhamos uma vida cheia de PHATAE! Que assim seja. Namaste.

Mensagem proferida na Sessão Especial de PHATAE de 26 de março de 2011.