sexta-feira, junho 24, 2011

O aprendizado espiritual

[...] Todos somos convocados à aproximação com os sagrados Instrutores, em constante alquimia. Isso nos demove de qualquer forma de apatia, fraqueza e temor. Se queremos essa aproximação, temos de vencer nossa tendência dispersiva mediante uma força mais potente. Nossa crescente inspiração tem de ser o amor pela coletividade. Todo aprendizado espiritual segue leis imutáveis, ao proporcionar esclarecimento e transformação pessoal – a sagrada alquimia do pensar, do falar e do agir.

Assim, temos de estudar, nos preparar, dominar o nervosismo, evitar o personalismo, assimilar o essencial e aplicá-lo em nossa vida interna e externa. O princípio da correspondência de Hermes Trismegistos, ensinado em nossos ciclos, é uma realidade irrefutável: "O que existe em cima é como o que existe em baixo; o que existe dentro é como o que existe fora.”

Toda sessão de instrução transcende o simples diálogo, a simples discussão, a simples opinião. Estudantes e instrutores vindos de diferentes experiências têm posições e opiniões caracteristicamente diferentes, o que se constitui uma riqueza na abordagem do Postulado. Porém, somente aqueles que buscam a verdade por amor à Obra, que aspiram ao conhecimento para conferir benefícios aos outros - e não as suas insignificantes personalidades, poderão levantar alguns véus do Sagrado Conhecimento e dinamizar a sua capacidade de transformação pessoal. O Venerável Mestre Leothes nos ensina: “É preciso arcar com tudo em prol do desenvolvimento espiritual”.

Nosso material de estudo está sempre disponível, impresso no papel ou na luz astral, vibrante em toda relação humana que se estabelece no templo. Cada responsabilidade assumida para o bem-comum desperta gradativamente nossas faculdades superiores e nos impele à Luz do Conhecimento. Cabe a nós, estudantes e instrutores, aprimorarmo-nos internamente para esse contato com o plano superior e conscientizarmo-nos efetivamente do magnânimo sentido de “servir mais e melhor”.

Extraído da Apostila nº 294 do Curso de Sensíveis da "CEU".