terça-feira, julho 12, 2011

“CEU”, Uma Senda de Autorrealização e Serviço

O lema “servir mais e melhor” sintetiza plenamente a proposta da Grande Fraternidade Branca para conosco. A missão da “CEU”, desde a sua fundação, é promover a liberdade do espírito humano, sem qualquer tipo de dependência, senão da própria Consciência. Como discípulos e como simpatizantes desta Causa, temos de enxergar nessa liberdade a possibilidade de entender mais a Vida, tanto no micro como no macrocosmo, a um só tempo. Como podemos então nos tornar mais sutis, em sintonia com a Luz dos Mestres, para beneficiar os nossos irmãos? Qual o sentido de recebermos e aplicarmos ensinamentos espirituais na vida cotidiana? Em que consiste a tão propalada educação espiritual que liberta o espírito e propicia a clareza, a firmeza e a capacidade de superação? Temos de perceber o ego humano e as suas inumeráveis armadilhas que impedem a autonomia do espírito. Curar a mente é a primeira etapa do Plano. A segunda é manter-se imperturbável diante das armadilhas do ego, praticando do modo mais consciente possível a harmonia, a (auto) cura e a reflexão sobre os fatos e ocorrências da vida. A terceira é ensinar em todos os círculos de convivência o sentido da Unidade, Compaixão e Serviço.

“Servir mais e melhor” significa ultrapassar o medo do fracasso e transcender o sofrimento - o suposto ônus para aquele que se engaja no Serviço. A oportunidade de servir à Grande Fraternidade é única. Temos de nos engajar e concretizar essa Proposta com toda a Fidelidade, Firmeza e União de que somos capazes. Se ainda nos julgamos despreparados para servir, precisamos reavaliar a nossa postura no mundo interno. Nossa tarefa precípua em todos os dias e em todos os momentos é educar a mente, o coração e o espírito, elevando o próprio nível vibratório e influindo positivamente nas situações de crise ou conflito. A Porta se abre para quem se movimenta devotadamente na direção da Luz - eis um dos sentidos da Iniciação aos Mistérios da “CEU”. As Forças que se apresentam à nossa frente e em nossa retaguarda vibram em uníssono com o nosso mundo interior; portanto, cuidemos deste universo! Façamos aquilo que nos cabe, com muito zelo e prontidão. Engajemo-nos. Divulguemos e pratiquemos com sobriedade o Postulado do Divino Mestre Shintho Khan.

A “CEU” é uma Senda de Serviço e Autorrealização, sobretudo porque nos ensina a supremacia do espírito sobre a matéria. Ela nos remete à possibilidade sempre presente de transformar os nossos próprios modos de pensar, falar e agir, através do Serviço, independente dos resultados que tenhamos em mente. Cada ano de Serviço fortalece as nossas Colunas e multiplica a nossa atuação, com o auxílio que recebemos dos inúmeros voluntários e simpatizantes. Todos no Templo amplificam a Sagrada Energia do Cristo, com tudo aquilo que doam de si para “servir mais e melhor”, seja nas curas e passes, nas instruções e palestras ou nas sessões de meditação. Cada doação é um Caminho de Luz. Cada projeto é um Caminho de Luz. Cada tarefa é um Caminho de Luz. Todas as nossas melhores transformações advêm do serviço devocional que prestamos no Templo e no mundo. Portanto, regozijemo-nos com este 26º banquete de Amor, Fraternidade e Luz. Dei gratia.

Mensagem proferida pelo Sumo Sacerdote por ocasião da 26ª Sessão Solene e Festiva do Aniversário de Fundação em 6 de julho de 2011.