terça-feira, dezembro 20, 2011

O espírito de gratidão

Meus irmãos, faltando poucos dias para o Natal, quando o espírito de confraternização se eleva em todo o planeta, é oportuno refletirmos sobre este poderoso sentimento: o espírito de gratidão.

Ter gratidão significa reconhecer em algo a sua importância; é perceber em alguém uma atitude nobre ou que levará a resultados relevantes. É uma troca de energias positivas que expressam a união e o amor, através das experiências felizes e também das dificuldades que ajudam profundamente, mesmo que num primeiro momento ainda não tenhamos esta percepção.

Ter o verdadeiro espírito de gratidão quer dizer que, embora sejamos arrastados pelas enxurradas dos problemas, nada será capaz de nos abalar, pois sabemos que tudo o que nos acontece tem seu valor e, no momento certo, teremos a resposta e entenderemos o porquê.

Agradecer não se resume em apenas dar algo material em troca, significa também agir em favor do outro, nem que seja através de um sorriso e da mentalização positiva.

Quando alguém nos chama a atenção diante de nossas falhas, muitas vezes ficamos melindrados, achamos que sempre temos razão e demoramos para superar a crítica. No entanto, ao olharmos com mais sabedoria e percebermos que hoje somos melhores do que ontem porque nos apontaram os erros do passado, ficaremos bastante agradecidos. Assim acontece em família, nas instituições de ensino, no trabalho, na vida social. Sempre teremos o exemplo de alguém que nos ensina através de nossas próprias dificuldades.

Ter sempre o espírito de gratidão pelas pequenas coisas do dia a dia é um exercício que nos leva também a agradecer pelas pessoas difíceis que surgem em nossos caminhos. Se tivermos raiva, reclamações ou sentimentos negativos diante de pessoas desagradáveis, estaremos vinculando estas individualidades a seres do mal, e estes sentimentos também nos farão desprotegidos e ligados à negatividade. Agora, entendendo estas pessoas como instrumentos enviados por Deus para nos fortalecer e para nos elevar; e compreendendo a importância de sentimentos elevados para atrair uma aura iluminada e protegida, tudo isso nos une aos seres angélicos e ainda favorece que a pessoa se una às forças do bem, para que no tempo certo ela possa mudar de rumo.

Queridos irmãos, é natural esperar um "muito obrigado" em resposta ao que fazemos pelo outro. Mas, se o outro não agradece, poderemos pensar assim: "não faço mais isto", "mas, que falta de educação", "fulano é ingrato", "beltrano não merece". Entretanto, qual o valor de dar algo esperando outra coisa em troca? Muitas vezes, o que leva uma pessoa a não agradecer pode ser: cansaço, problemas diversos, entre dificuldades financeiras, saúde e timidez, além de tantos outros motivos. Ter gratidão é compreender que o mundo é muito maior do que o alcance dos nossos olhos. Se não agradecerem pelo que fizermos, é importante perceber que a maior gratidão que recebemos da vida é a oportunidade de poder fazer o bem pelos outros.

Pelo muito, agradeça. Pelo pouco, também agradeça. Ter agradecimento por tudo é saber que somos eternos aprendizes; é fazer da vida a verdadeira escola.

Preleção proferida por Ryrann da Jordânia na Sessão de PHATAE em 17 de dezembro de 2011.