segunda-feira, maio 21, 2012

O sentimento de união

Irmãos, hoje o tema discorrerá sobre o sentimento de união entre as pessoas, seja na união afetiva, na amizade, em família e na vida social ou em grupo. Podemos perceber o quanto ela contribui para a harmonia do universo, pois, ao estarmos unidos tudo ganha mais força, favorecendo as grandes realizações. Observamos a própria concepção da vida que se dá pela união dos sexos. E, também, a energia do bem que a união de pensamentos elevados é capaz de gerar. Entretanto, se o ideal seria nos unirmos em concordância ou respeito, na prática muitas pessoas se mantêm afastadas umas das outras em vez de buscarem o maior entendimento.


Para cumprirmos nossas missões, é imprescindível vivermos os relacionamentos de qualquer ordem, que são úteis para transformar sentimentos e preparar as pessoas para que vivam harmoniosamente. O núcleo familiar é o mais importante, pois, além do forte vínculo dos laços sanguíneos, ali se encontram seres que se uniram por experiências diversas, positivas ou negativas, em outras existências e, não raro, os familiares são surpreendidos também por antipatias e dificuldades diversas no convívio diário, quando almas antagonistas são constrangidas a nascerem sob o mesmo teto.


Quando somos defrontados pela antipatia, nem sempre as reações são as mais felizes, porque são somados diversos sentimentos inferiores vindo de todos os lados. Contudo, é perceptível a necessidade de luta interior para construirmos bons relacionamentos com todas as pessoas e vivermos mais felizes. Assim, é preciso eliminar os maus pensamentos através de atitudes positivas, como a gentileza, a cooperação, a educação, a bondade, a atenção e o cuidado. Mas esta tarefa não é fácil, dependendo da origem da desarmonia; contudo é importante vencer qualquer sentimento negativo, e devemos nos conscientizar que não existe o impossível quando sabemos dominar a nossa vontade. Se quisermos a harmonia, sejamos repletos de paz em nossos corações, compreendendo as pessoas no nível de entendimento em que estiverem.


Quando a dificuldade de relacionamento foi criada por situações extremas e ainda nesta vida, o convívio torna-se ainda mais difícil. Mas nossos papéis enquanto detentores da força do amor nos permitem transformar sentimentos através de ações elevadas. É muito difícil ter para pessoas que nos prejudicam a mesma confiança e carinho que dedicamos àqueles que são nossos verdadeiros amigos. Entretanto, podemos jamais fazer o mal e sempre fazermos o bem para elas; evitar novas desavenças, praticar o perdão por tudo de negativo que nos causaram; e estar abertos à reconciliação. Acreditemos no amor que cria e constrói a felicidade.


Pensemos assim: O sentimento de união percorre todo o meu corpo e cria laços permanentes de harmonia com as pessoas. Tenho coragem para buscar paz e equilíbrio com todas elas. Estou unido às forças criadoras do bem. Que a união se faça entre todos para que haja alegria, respeito, tolerância e amor.


Meus irmãos, usemos o bom senso para compreendermos como o sentimento de união pode transformar o mundo para melhor. Estamos convivendo com pessoas de culturas e origens diferentes, com experiências completamente diferentes. Eliminemos de nós os preconceitos de qualquer natureza. Estejamos abertos para ouvir e respeitar as pessoas, da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e respeitados. Sejamos unidos para que o amor se faça presente.


Ryrann da Jordânia
Sessão de PHATAE 
19 de maio de 2012.