quarta-feira, agosto 22, 2012

Gratidão e vontade

Queridos irmãos, no dia de hoje refletiremos sobre como desenvolver a gratidão, sentimento que expressa o amor pela vida. A verdadeira gratidão se dá perante todas as situações vividas, sejam elas agradáveis ou não. Dizer um sincero "muito obrigado" por tudo de bom que nos acontece: a boa saúde, o sucesso, os dias prósperos, a natureza que encanta os sentidos, a oportunidade de viver, a família, as amizades, o ar que respiramos, a água que bebemos, o sol que nos aquece, enfim, agradecer até mesmo pelas coisas muito simples, mas não menos importantes, é um hábito que nos permite enxergar o imenso valor da vida.

Entretanto, muitos tendem a reclamar mais benefícios, pois nunca estão satisfeitos, sejam ricos ou pobres, saudáveis ou não, nada parece ser suficiente. Eles ainda não perceberam que um dos segredos da alegria é exercitar a vontade através da gratidão.

A verdade é que quando somos agradecidos por tudo o que nos ocorre, afastamos as baixas vibrações e entramos em sintonia com o melhor de nós. Nossa expressão fica serena e as pessoas ao nosso redor se sentem bem com nossa presença. Nada é capaz de nos perturbar, e a vida, consequentemente, torna-se mais feliz.

É mais fácil agradecer pelas situações, pessoas e coisas que nos fazem bem. Isso cria uma atmosfera de harmonia e paz. Porém, se tivermos gratidão pelo que nos incomoda ou nos faz sofrer, estaremos em comunhão com as energias mais elevadas e nos distanciaremos das preocupações, atraindo alegria e tranquilidade para o nosso estado de espírito, o que contagia positivamente todos que estiverem próximos a nós e abre portais para a solução daquilo que nos aflige.

Não se trata de agradecer verbalmente a quem nos prejudica ou o que nos faz mal, mas desenvolver em nosso íntimo a percepção de que nos abalar com problemas e situações difíceis não nos fará melhores do que somos. Devemos usar a nossa força de vontade para transformar as dificuldades em oportunidades. E no tempo certo, também estaremos agradecendo por termos escolhido o caminho do amor e do equilíbrio diante daquilo que nos causava sofrimento, pois compreenderemos o porquê das adversidades.

E como desenvolver a gratidão diante de tudo o que nos ocorre e todos que convivem conosco? É através do esforço pessoal que adquirimos o hábito de praticar a gratidão. É usar a vontade. Quanto mais agradecermos, mais espontaneamente os agradecimentos farão parte de nossas vidas.

Pensemos: sou grande, importante e feliz pelo que tenho e sou agora. E cresço e me alegro ainda mais através da minha força de vontade que me leva a agradecer ao Ser Supremo do Universo pelo sol ou pela chuva, pelo calor ou pelo frio, pelo que é bom ou pelo que não é agradável. Faço isso porque carrego o Deus interno, que é uno comigo, que é pura gratidão, que me permite enxergar o lado positivo de tudo e que me faz uma pessoa cada vez melhor.


Ryrann da Jordânia
Sessão de PHATAE
18 de agosto de 2012.