quarta-feira, março 20, 2013

A palavra

Irmãos, hoje falaremos sobre a palavra, instrumento que pode ser responsável tanto pela harmonia quanto pela desarmonia, dependendo de como é utilizada. A palavra bem dita é capaz de realizar transformações positivas para a vida de todos. Entretanto, não saber usar este precioso instrumento pode provocar inúmeros problemas.

A palavra permite que expressemos o nosso pensamento. No entanto, nem tudo pode ou deve ser dito. É necessário que façamos nosso julgamento sobre o que se deve falar e o que se deve manter para si mesmo. Assim como o ditado "A palavra é de prata e o silêncio é de ouro", precisamos saber quando silenciar, pois isso tem um valor muito maior.

Se deixarmos que tudo o que chega à mente se transforme em palavras, acabaremos por mexer em questões bastante delicadas, como favorecer os boatos, quando lidamos com notícias; ou a fofoca, quando temos acesso a assuntos particulares. Boatos e fofocas muitas vezes disseminam a mentira, causando sofrimentos e danos irreparáveis. Se nos colocarmos no lugar do outro que sofre a calúnia, poderemos melhor enxergar que não é louvável espalhar intimidades ou outras questões que só dizem respeito às pessoas envolvidas.
Contudo, o ser humano também é criado para se comunicar. E ele deve aprender a bem utilizar esse dom maravilhoso, medindo o tempo todo as palavras para se evitar discussões improdutivas e outros males. Não se trata apenas de abrir a boca e deixar fluir tudo o que conhecemos, mas saber dosar a palavra e perceber quando ela pode ser dita. Há muitas pessoas que falam demais por conta do desejo de se colocarem em evidência; outras falam muito porque não conseguem o autocontrole quando surge a oportunidade de se comunicar.

Ser comunicativo também significa deixar o outro falar, pois a conversa não deve se tornar um monólogo. É saber ouvir muito mais do que usar a palavra. E quando as frases forem ditas, que elas possam ter significado e coerência.

As palavras são tão nobres que são elas o veículo para estender a informação, a cultura e a arte. São diretamente proporcionais ao caráter e ao estado espiritual de cada um. Quando elevado, favorece a amizade, a instrução, a intelectualidade, a poesia; mas quando inferior desperta a intriga, a ofensa e outros males, causando sofrimentos.

Antes de falar, nós pensamos. Então, devemos ter todo o cuidado com o que produzimos através de nossas ondas mentais que pode ser traduzido em palavras. Quando emitimos um pensamento de baixa vibração, ele se une a outros semelhantes e ganha força e forma, podendo despertar palavras inferiores não somente em nós, mas nos outros. E, além disso, ao falarmos algo negativo, estamos permitindo que outras pessoas ouçam e pensem sobre o que foi dito, criando uma espécie de perturbação em cadeia, gerando problemas diversos para muita gente.

Entretanto, se cultivarmos pensamentos nobres e elevados, estaremos sob uma aura de proteção, que não nos permite que estas formas-pensamento nos atinjam, além de filtrar em nós o que não deve ser dito.

Irmãos, a palavra bem dita é tão séria, que tem a capacidade de realizar verdadeiros milagres de cura, através das preces e comandos. É ela quem esclarece, concilia, adverte, conforta e fortalece.

As palavras são o combustível do veículo da expressão. Se forem escassas, não se pode expressar bem o que se deseja; se exageradas, há desperdício, tornam-se prolixas. O equilíbrio nas palavras é a melhor maneira de alcançarmos êxito na comunicação falada.

Pensemos assim: A partir de agora, procurarei falar com mais responsabilidade, não incentivarei comentários sobre a vida do outros, e utilizarei palavras doces, educadas e que estimulem a bondade que existe em todos nós. Estou consciente de que sempre posso produzir palavras que consolem, que elevem, que despertem o Bem, a Inteligência e a Arte.

Ryrann da Jordânia
Sessão de PHATAE
16 de março de 2013.