segunda-feira, dezembro 22, 2014

Natal, uma renovação constante

Natal é a festa do Sol, que remonta às antigas tradições do Egito e Mesopotâmia. É um evento que nos inspira a manifestar afeição mútua e gratidão profunda. E com isso reconhecemos no íntimo o Cristo que vive em cada criatura. É uma celebração da Vida vibrante em todos os níveis de consciência do orbe terrestre. O Ungido, perfeito e ilimitado, está disponível a cada um. Ele nos inspira uma mudança imediata de comportamento e nos recompensa com algo que somente Ele pode nos dar: a paz. Eis a nossa real necessidade! A paz é o que abre portas para a prosperidade, a sabedoria e a segurança que tanto almejamos na vida. Portanto, é inevitável reconhecer a força do Cristo na época do Natal, apesar de toda a influência consumista sobre nós, apesar de qualquer ceticismo sobre a questão.

O nosso grau de altruísmo seria infinitamente maior se conseguíssemos manter a ambiência natalina durante o ano. Mesmo quando o Sol timidamente se recolhe, sua presença é sentida. Sua força continua a fluir para a natureza num misterioso movimento de doação. Cristo vive em nós e em tudo, sempre. Dele provém a vitalidade do corpo e da mente. Dele emana a abundância de recursos e a certeza de algo permanente que nos conduz ao longo da vida. A qualidade de tudo que nós fazemos, inclusive o trabalho espiritual, depende da dedicação e do altruísmo de cada um. Se fizermos um trabalho eficiente e de boa qualidade, não devemos nos preocupar com trivialidades. Devemos, sim, fazer a luz brilhar, não em termos de autoimportância ou brilho pessoal, mas como serviço ao próximo que é a nossa meta e linha de ação.

Cristo vive em todas as relações do homem com a natureza, com as ideias e com outras pessoas. Cristo é o verdadeiro promotor da ordem e da paz. Relacionar-se com Cristo é relacionar-se consigo. É redescobrir o poder da bondade, o poder do não julgamento, o poder do perdão. A nossa percepção do Cristo é sempre um presente. Aqueles que colaboram visível e invisivelmente com Cristo constroem a verdadeira Fraternidade Universal. Cristo vibra em todo homem, mulher ou criança, em toda forma de vida, e abre caminhos de renovação constante. Um simples lampejo da Força Crística é uma benção que cura, tranquiliza e harmoniza quem necessita. Cristo está no reconhecimento da paz em nós mesmos como ponto de partida e de chegada. Namaste.