quarta-feira, fevereiro 04, 2015

O despertar da espiritualidade

Não é preciso seguir religião para despertar a espiritualidade. Uma das formas de fazê-la brilhar é usar a fé, a caridade, a esperança, a vida harmoniosa, a paz e a ética para viver em fraternidade com todos os seres. A espiritualidade é a expansão da consciência humana em prol de conectar-se a algo maior do que si mesmo. A espiritualidade é uma experiência que vai além do intelecto e está ligada ao bem-estar corporal, psíquico e social.

Vivemos em uma sociedade contaminada por angústias, incertezas e "receitas para a felicidade". Mas o que se aplica a um, pode não servir para o outro. Nasce, então, o sofrimento, porque muitas pessoas acreditam que se não conquistarem bens materiais, grandes cargos e dinheiro não há felicidade. Amados irmãos, despertar a espiritualidade é uma das formas de reverter essa existência simplista, mediana, incrustada nos apegos da matéria, na escravidão pelas coisas terrenas.

Viver incansavelmente pelos "frutos da carne" nos afasta das coisas que são de Deus. Desejar não é mal, meus irmãos. Porém, o desejo não pode nos dominar. Então, em vez de priorizar os resultados materiais, busquemos os "alimentos do Espírito" que são: a caridade, alegria, amabilidade, generosidade, bondade, fidelidade, palavra reta, ação correta, pensamento reto, Justiça, libertação. Quem toca a vida caminhando em direção a LUZ está em um processo de libertação interior, transmutação das cegueiras e ilusões do mundo.

O caminho espiritual não é fácil, mas também não é impossível. Para seguir em direção à LUZ é preciso ter vontade, força, desapego, firmeza, compromisso e fé, pois as pedras são muitas. Lutar contras os desejos hostis da matéria, sobretudo em um mundo que prega o ter, o belo, o sucesso, tende a tornar doloroso o rumo de quem quer elevar-se espiritualmente. No entanto, não há motivos para ter medo e desistir. À medida que etapas são vencidas, mais tranquilidade e serenidade se instalam em nosso ser. E a paz é um dos prêmios para os que não abandonam a caminhada. Quem tem paz, vive em paz.

Namastê.

Sidhara de Shidha
Sessão Solene Especial de Culto ao Espírito
Ordem Fraternal Cruzeiro do Sul - CEU
01 de fevereiro de 2015