quarta-feira, maio 23, 2007

FRATERNIDADE UNIVERSAL

"A verdadeira religião é a única que saiba fazer um homem amar outro homem, visto que ensina que todos os homens estão unidos por vínculos de fraternidade, pois Deus é o pai comum de todos". (Lactâncio)

Nosso verdadeiro Eu, o Espírito Individual, que reside no interior de cada homem, é uma chispa ou partícula, por assim dizer, do Espírito Universal (Deus), sendo ambos idênticos em essência e, devido a esta unidade de origem e essência, todos os seres humanos são essencialmente idênticos entre si, apesar da grande diversidade que oferecem em sua condição exterior. Daí deriva a necessidade do altruísmo, do amor, da tolerância, da concórdia, que hão-de reinar entre todos os membros da família humana, formando assim uma verdadeira Fraternidade Universal.

BLAVATSKY, Helena. Glossário Teosófico, p. 197-198, 3ª ed., São Paulo: Ground, 1995.

3 comentários:

amrita do himalaya disse...

A unidade fraterna de verdade requer trabalho duro.Exige estudo diligente ,humildade genuína,amor pelo irmãos e,acima de tudo,por Deus e sua palavra.Que os grandes Mestres nos ajudem a desenvolver a mente de Cristo para que possamos praticar a legítima Fraternidade Universal.

Anônimo disse...

Muito interessante o Amrita disse, mas, mais que trabalho duro, devemos dar força para o Deus que existe em cada um de nós e que por vezes o esquecemos, mesmo sem sentir. Nos momentos de ira, de não aceitar o que ele nos propôs e em tantos outros. O estudo só se completa com a prática. E para a prática do bem não há necessidade de estudo. Os mestres nos abrem as portas. Querer entrar é uma opção nossa.

Anônimo disse...

"Desenvolver a mente de Cristo" é a meta de todo iniciado, concordamos inteiramente com nossa Amrita! Quanto ao comentário da irmã Raquel, concordamos parcialmente com sua assertiva sobre a prática do bem. Concordamos que o estudo se completa a prática. Porém, discordamos da não-necessidade de estudo para se praticar o bem. Consideramos que o estudo místico-espiritualista é uma forma de servir ao próximo de maneira mais consciente, ou seja, "mais e melhor", como reza a oração da "CEU".