terça-feira, julho 17, 2007

O MÍSTICO E A ASTROLOGIA

Astrologia é uma ciência interessante, bem divulgada e bem aceita no mundo profano. Entretanto, suas bases fundamentais não são bem compreendidas, daí, de vez em quando, a comunidade científica nega sua "cientificidade", devido a pesquisas mal realizadas, principalmente no que se refere aos seus objetivos. Afinal, analisando-se horóscopos e mapas astrológicos, chega-se à conclusão de que essa ciência termina exatamente aí - um conjunto doutrinário simples, com métodos práticos de predição.

O estudante de misticismo não se contenta com essa superficialidade e procura um entendimento mais profundo e sólido. Os Rosacruzes e Maçons sabem que o universo é um conjunto de manifestações visíveis e invisíveis, regidas por Leis Cósmicas, mergulhadas num campo de energia, do qual são oriundas. Esse campo de energia, conhecido como Nous, é a base de toda e qualquer manifestação - os materiais, por exemplo, são vibrações condensadas dessa Energia, que tem origem em Deus e se irradia pela atuação da Mente Universal.

Cumprindo Leis Cósmicas, galáxias com seus inúmeros sistemas solares são manifestados em determinadas posições do espaço universal. Um sistema solar como o nosso é constituído de corpos celestiais materializados de Nous, em determinada posição da Via Láctea - é um ser vivo e cumpre sua missão cósmica. Cada planeta, também um ser vivo, evolui em determinada órbita relativa ao Sol, de acordo com a sua necessária evolução. Durante sua vida, mergulhado em Nous, do qual faz parte, é estimulado pelo universo de vibrações ali existentes e responde com vibrações próprias com qualidades inerentes ao seu status evolutivo e posição. Assim, cada um atua como receptor, modulador da energia recebida e transmissor de suas características próprias - status evolutivo, tempo e conseqüente posição.

O nosso Sol tem procedimento idêntico e qualidade de vibrações bem superiores às dos planetas. Quando um ser humano nasce, é manifestado de acordo com as Leis Cósmicas, isto é, quando uma personalidade-alma está prestes a encarnar é porque seu período de vida em determinado sistema solar, Sol e planeta é o adequado às suas experiências e lições. A Centelha Divina, seu Deus Interno, está em harmonia com aquela ambientação - as vibrações de Nous, do Sol e planetas, bem como as do universo inteiro que a estimulará e influenciará durante sua vida. Essa personalidade evoluirá, responderá a esses estímulos, conforme seu grau de desenvolvimento espiritual.

Essas são as bases fundamentais da Astrologia - vibrações de Nous, do Sol, dos planetas, atuando sobre o ser humano em tribulação na Terra. Sol em Capricórnio e signo ascendente Virgem significam que o Sol estava em determinada posição no espaço, na janela Capricórnio, e o planeta Vênus se encontrava no horizonte, na direção leste. Naquele momento estavam irradiando vibrações adequadas ao nascimento do novo ser, que responderá com determinados comportamentos de acordo com a sua evolução, significando que todos os nascituros daquele momento receberam vibrações semelhantes, porém suas vidas serão pautadas por suas evoluções e por seu livre-arbítrio, pois no universo nada é igual.

Assim sendo, Irmãos e Místicos, devemos encarar a Astrologia como uma ciência capaz de nos informar sobre as vibrações disponíveis em cada momento. Cada Místico deveria ter o seu mapa astrológico e meditar sobre o significado de cada casa e suas vibrações. Finalmente, sabedores de que as vibrações astrais oriundas de Nous e passíveis de modulação pelo nosso poder mental, poderemos modificar qualquer fator adverso que possa ocorrer em nossa vida, tornando-a profícua e feliz. (David Alves de Oliveira)

Publicado originalmente no Informativo Bourguinhon nº 12, edição de junho de 2004.

Um comentário:

amrita do himalaya disse...

A nossa palestra Acertos e desacertos na Astrologia foi muito boa e esclarecedora.
Quem assistiu com certeza adorou!!!!!!!