domingo, junho 13, 2010

Interesse, solidariedade e sacrifício (2)



O êxito da "CEU" depende, em grande parte, do preenchimento de certas condições primordiais com relação ao modo de ver e à mentalidade de cada voluntário. A "CEU" é o que os seus membros são em sua totalidade e ela reflete em sua atividade o caráter e a vida interior de cada um. Se queremos fazer da "CEU" um centro dinâmico de atividades voluntárias, culturais e sociais, temos de saber quais são essas condições primordiais e fazer com que elas sejam preenchidas da melhor maneira possível. Três requisitos básicos são necessários: interesse genuíno, solidariedade e sacrifício. Todo o questionamento terá de orbitar esses três elementos.

Será que o nosso pensamento está sempre voltado para os problemas mais profundos da vida, em relação a nós próprios ou ao mundo exterior? Será que enxergamos como estamos absorvidos em nossas próprias questões que não abrimos espaço para pensar diferente? Será que o sofrimento alheio praticamente não nos afeta se não somos quem passa pela provação? Em que medida o trabalho voluntário torna a pessoa indiferente, insensível, previsível? De que maneira é possível mudar a condição que intensifica o sofrimento desnecessário?

É somente quando penetramos no caos e sofrimento que conseguimos transformar essas percepções, compreendendo a riqueza do Postulado Celeste e a necessidade de aplicá-lo à solução dos nossos problemas.

Material de apoio utilizado no Workshop "Projeto Voluntário Celeste", realizado em 12 de junho de 2010.