sexta-feira, junho 18, 2010

As escolas de mistério



ARCANO

1. Um profundo segredo, um mistério
2. Conhecimento misterioso para a maioria das pessoas
3. Uma essência secreta ou remédio; elixir

No coração da grande tradição mística e religiosa persiste um segredo, a verdade universal, o Grande Arcano. Ao longo da história foi expressamente proibido revelar ao público os segredos do Grande Arcano. Assim seus mistérios permanecem um legado oculto pelo véu das histórias místicas no âmbito da arte e da literatura mudial, para que todos possam admirá-los, alguns imitá-los e poucos compreendê-los.

Oculta e presente na fachada silenciosa dos monumentos egípcios, no olhar dos deuses védicos, nas entrelinhas dos antigos livros de alquimia e nos mitos que atormetavam os astecas e os maias, sempre esteve presente a essência da Doutrina Secreta.

Ao longo da história da humanidade, somente os eleitos foram iniciados nos Mistérios da Grande Verdade Universal e estes poucos guiaram o resto da humanidade, transmitindo-lhe como orientação os símbolos externos dessa Verdade, pois o Grande Arcano, o segredo dos segredos, era ferozmente protegido e somente oferecido aos que davam prova de sua pureza moral e dignidade de confiança.

Porém, a humanidade se degenerou pela barbárie e crueldade e o Conhecimento Divino se ocultou da superfície, indo sobreviver em regiões isoladas espalhadas pelo mundo. Durante muitos séculos, o Grande Arcano atraiu a humanidade pelas histórias e mitos que sempre guardou em seu seio. O conhecimento que ele transmite é universal e se aplica a todas as verdadeiras religiões e tradições místicas.

Se a serpente de Adão e Eva é da tradição judaico-cristã, a serpente alada de Queatzalcoatl, da tradição asteca, as serpentes que se enroscam no caduceu de Hermes, o deus grego, ou as serpentes das tradições hindu ou budista, todos esses símbolos contêm o mesmo ensinamento.

E finalmente, depois de séculos de escuridão e ignorância, chegou a hora dessa doutrina secreta ser revelada.

SEXO, O PORTÃO SECRETO PARA O ÉDEN
O Caminho

"Todas as religiões são jóias preciosas no fio dourado da divindade." (Samael Aun Weor)

A palavra "religião" deriva da raiz latina "religare" que significa união. A palavra "yoga" é derivada da raiz sânscrita "yug" que também significa "união". Em sua base, as diferentes tradições do Oriente e do Ocidente descrevem a mesma meta: união com a Divindade.

As tradições religiosas fornecem o mapa que o indivíduo pode seguir para alcançar a sua unificação com o Divino. Cada religião busca expressar esse mesmo conhecimento fundamental. Mas o indivíduo precisa de ferramentas adequadas para ler esse mapa. De posse dessas ferramentas e com o uso adequado, um aspirante de qualquer religião ou tradição pode penetrar no Conhecimento Divino, de modo direto e experimental, por si próprio. Assim, pode se constatar que existe uma verdadeira ciência, um caminho, que aparece sob diversos nomes e faces.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14)

Em grego, o caminho estreito é chamado de "gnose", que significa "conhecimento". Em hebraico, o mesmo caminho estreito é chamado de "Daath", que também significa "conhecimento". Esse conhecimento é representado pela famosa Árvore do Conhecimento, no livro Gênesis. E o caminho para essa experiência direta de Deus pode ser encontrado quando se compreende o simbolismo da Árvore do Conhecimento. [continua]