domingo, setembro 26, 2010

Projeto Cinema na "CEU"


Dando início ao Projeto Cinema na "CEU" hoje, 26 de setembro, foi exibido o filme O Baile, do cineasta italiano Ettore Scola, que se passa no ano de 1983 em um salão de baile construído nos anos 30. As primeiras a chegar são as mulheres, altas, baixas, jovens... seguidas pelos homens, imponentes, tímidos, amedrontados... A ausência de diálogos permite ao espectador identificar as sucessivas caricaturas que lhe vão sendo apresentadas: as personagens do tímido, do abusador, do auto-convencido, do intriguista, do bajulador, dos marginais, do símbolo de autoridade, do poder assumido e da repressão. Todas elas se vão identificando com os fatos e os contextos de cada uma das épocas retratadas. Enquanto dançam ao longo do salão recordam-se do passado.

O espectador é transportado para o ano de 1936 e percorre cada período da história. Ao lado dos bailarinos, ele conhecerá a história da França dos anos 30 aos anos 80, a classe trabalhadora, o período de ocupação nazista durante a II Guerra Mundial, a libertação da França pelas forças dos aliados, a musicalidade de Glenn Miller, a chegada do rock'n'roll, a invasão dos estudantes radicais no abandonado salão de baile.

No próximo mês, dia 31 de outubro, será exibido o filme
Intrigas. Na trama deste filme três estudantes de jornalismo plantam uma história maldosa, planejando rastreá-la à medida que ela vai passando de boca em boca entre os demais colegas. Mas tudo que vem tem volta e... A história é essa... Passe adiante e venha assistir como acaba.

Zung Naya do Tibet
Coordenadora do Projeto