domingo, outubro 10, 2010

Meditação sobre a fé

O objetivo de nossa meditação de hoje é despertarmos para o verdadeiro sentido dos fatos que se passam na nossa vida. Observando através da ótica da espiritualidade, os fatos que usualmente são julgados como problemas, injustiças ou até mesmo castigo de Deus, podem ser encarados como exercícios para a fé e um “convite” para o amadurecimento espiritual.

Muitos dos irmãos hoje aqui presentes, procuraram a espiritualidade como oráculo de respostas para seus problemas, sejam eles de ordem física, mental ou espiritual. Devido à dificuldade em aceitar as respostas do mundo material, a espiritualidade muitas vezes acaba sendo a “última esperança” de se conseguir resposta para as situações de nossas vidas. Se você encaixa-se nesse grande conjunto, sinta-se honrado, pois muitos são aqueles que sucumbem à dor, à aflição e à revolta por não aceitarem esses problemas. Muitos são aqueles que ainda não conseguem enxergar a luz que tenta se manifestar das formas mais variadas possíveis nas nossas vidas.

Um grande exemplo de acontecimento que nos faz sofrer pelo não conhecimento da verdade espiritualista é o desencarne de entes queridos. O apego à matéria aliado a ignorância da verdade de que a passagem pelo orbe terrestre é temporal e transitória, faz com que aqueles que aqui ficam não aceitem essa passagem, não achem resposta para seu sofrimento, e não entendam o sentido da vida.

Sabendo que o espírito de um irmão não se reduz ao seu corpo físico, e que este é apenas uma roupagem, embalagem perecível dada por Deus como meio para a realização de uma missão: Aprendermos e elevarmos aquilo que nele habita, ou seja, nosso espírito - esse sim, eterno, parte do TODO – tendo a ciência desses fatos, devemos ficar felizes pela passagem de alguém, pois ali se encerra uma missão, e como obrigatoriamente todo espírito é parte da LUZ e com isso é sedento de LUZ, a missão foi cumprida, por mais que em alguns casos, nós não consigamos enxergar ou entender. Devemos nos vigiar para não julgarmos o grau de evolução de outrem, pois isso é tarefa que não nos compete, não temos méritos para isso, devemos ter em mente que nada é somente positivo, assim como nada é somente negativo.

Portanto, uma vez que o desencarne é muita das vezes, ainda que disfarçado, um convite para um irmão procurar conhecer o Espiritualismo, outras situações ainda que em menor escala também trazem muitos irmãos para as verdades espirituais.
Quantos não foram os que procuraram a espiritualidade para tentar resolver uma situação de desarmonia familiar, dificuldades na vida amorosa ou ainda para a cura de uma doença?

Agora nos cabe a meditação para nos responder algumas perguntas: Qual será a verdade por de trás desses acontecimentos? Seriam realmente essas aflições um meio para nos voltarmos ao estudo da doutrina espiritual?

Creio que todos já tenham ouvido alguma vez o ditado popular: “DEUS escreve certo por linhas tortas.”, nessa passagem, encontramos uma verdade espiritual. Muitas vezes, um determinado acontecimento de nossas vidas, ainda que não nos pareça correto ou razoável, realmente ocorre da melhor maneira possível. Ainda não podemos compreender que o Plano Divino escreve em linhas certas, nós é que não conseguimos enxergar isso. Precisamos ter em nossas mentes que aquilo que a primeira vista parece um fim, pode ser apenas um meio ou talvez um início.

Com isso irmãos, exercitemos nossa fé em DEUS e na verdade espiritual e meditemos sobre tudo aquilo que nos acontece, para que possamos enxergar sempre o lado positivo desses acontecimentos. Que assim seja. Namastê.

Colaboração do irmão Yahin de Bethlem