quinta-feira, dezembro 09, 2010

O Mestre da Palestina

O Jesus Cristo do Novo Testamento é um modelo e um ideal de perfeição humana. Mas seu ensinamento traz tanta inspiração quanto perigo. A vida dele, rica em lições práticas, nos coloca diante do desafio de viver uma sabedoria que é revolucionária, porque visa derrubar as estruturas do egoísmo e da ignorância. A seguir, o resultado da conversa interior com uma sabedoria universal que é eterna. (1)

Senhor, muita gente fala de "seguir a Jesus" como se fosse algo fácil. A "crença em Jesus" é vista até como um instrumento para obter dinheiro, fama e poder. Eu gostaria de saber quais são, de fato, as condições para segui-lo como mestre.

JESUS - Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por mim vai encontrá-la. De fato, que benefício terá o homem, se ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida?

A figura do Pai do Céu é um símbolo e representa atma, o princípio supremo e divino presente dentro da consciência de cada um. Mas a pergunta é: como pode dar-se, na prática, o contato com o Pai?

JESUS - Quando você orar, não seja como os hipócritas, porque eles gostam de fazer oração pondo-se de pé nos templos e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens. Mas você, quando orar, entre em seu quarto e fechando a porta, ore ao Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o que está oculto, recompensará você.

Se o caminho espiritual é uma questão de prática, e não apenas de palavras, qual é a proposta ética para as ações humanas?

JESUS - Tudo aquilo que você quiser que os homens façam a você, faça você mesmo a eles, porque essa é a lei e isso é o que ensinam os profetas.

Às vezes damos muita importância à luta contra aquilo que está errado e pouca atenção à tarefa de construir o que é novo e concreto. Os resultados disso podem ser rancor, ódio e conflitos desnecessários. Qual é, em compensação, a importância da solidariedade entre as pessoas?

JESUS - Se vocês observarem meus mandamentos, permanecerão no meu amor, como eu observei os mandamentos de meu Pai e permaneço no Seu amor. Eu lhes digo isso para que a minha alegria esteja em vocês e a sua alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros, como eu amei vocês.


(1) Todas as respostas aqui dadas foram tiradas do Novo Testamento. A primeira está em Mt 16:24-27; a segunda, em Mt 6:5-8; a terceira, em Mt 7:12 e a quarta, em Jo 15:9-14.

Publicado originalmente no Mensageiro Celeste nº 2, edição de julho de 2003 (adaptado da revista Planeta ano 30, nº 12).