quinta-feira, janeiro 06, 2011

Antakarana

A gente pensa que a realidade é só o que se vê, mas assim como o mundo é construído pelo ponto (que não existe concretamente), a construção interior do homem é, na realidade, toda simbólica.

Assim, partindo do princípio que o ponto e a linha são uma necessidade de abstração do espírito humano, podemos nos remeter à questão do Antakarana (outra linha abstrata) que segundo Beltrán Anglada, é o fio luminoso criado pela consciência inferior do Aspirante espiritual sinceramente empenhado na busca do que chamamos de "os bens imortais", protegidos, misticamente falando, pelo Anjo Solar, guardião do nosso corpo intuitivo ou Mente Superior, enquanto ainda não temos ampla consciência deste corpo; ele é o guia espiritual do destino dos seres humanos.

Este fio misterioso, denominado poeticamente "A Ponte do Arco-Íris", conecta a Mente Inferior ou concreta do Aspirante, com a Mente Abstrata ou Superior, sendo definitivamente o laço de união da personalidade integrada.

Continua Beltrán Anglada: "O desenvolvimento dos poderes psíquicos não poderá ser autenticamente alcançado se não se cria, com antecipação, um forte Antakarana. A luz da mente introduzida no cérebro cria, assim, um caminho luminoso que, surgindo do centro Ajna (chakra frontal), se dirige até o centro coronário, ou seja, da glândula pituitária à pineal. As células do cérebro por onde misticamente é criado este caminho são reativadas de tal maneira que parecem ser feitas de elementos ígneos, de eletricidade. Pode compreender-se, então, a causa de muitas, freqüentes e intensas dores-de-cabeça, insônias, pois é o grau da evolução espiritual de cada Aspirante que mexe com este caminho dentro da cabeça, marcando a situação exata e o ponto de partida para novas zonas de interesse espiritual".

MICCOLIS, Leila. Do Hum ao Om, pp. 69-70, 1ª ed., Rio de Janeiro: LDE, 1988