sexta-feira, junho 10, 2011

Raja Yoga

A Filosofia Yogue ensina que a mente não é o "Eu", mas que é a coisa pela qual e por meio da qual o "Eu" pensa, ao menos no que concerne ao conhecimento do universo exterior ou fenomenal - isto é, o universo de nome e forma. Há um saber mais alto que está encerrado na parte mais íntima do "Eu" e este saber transcende toda informação que se possa receber do mundo exterior. [...]

Aqui chamamos a atenção do estudante ao fato de que os yogues e outros ocultistas empregam a palavra "mente" com duas significações, e é necessário que o estudante tenha uma clara concepção delas, para evitar confusão e para que possa perceber com mais clareza os dois aspectos das coisas que a palavra quer exprimir. Em primeiro lugar emprega-se a palavra "mente" como sinônimo de Chitta ou substância mental, que é o princípio mental universal. Desta substância mental, Chitta ou mente, próvem todo o material dos milhões de mentes pessoais. A segunda significação da palavra mente é aquela com que falamos da "mente" de alguém, designando com esta palavra as faculdades mentais daquela pessoa particular - aquilo que distingue a sua personalidade mental da de outrem. Temos vos ensinado que esta "mente" no homem funciona em três planos, tendo designado as respectivas manifestações como :
1ª) Mente Instintiva; 2ª) Intelecto; 3ª) MenteEspiritual.

[...] A Ciência do Raja Yoga [...] ensina, como seu príncipio básico, o domínio sobre a mente. É de opinião que o primeiro passo para alcançar poder consiste no domínio que o homem tem sobre a sua própria mente. Ela diz que é necessário conquistar primeiro o mundo interno, antes de poder atacar o mundo externo. Ela ensina que o "Eu" se manifesta em vontade, e que esta vontade pode ser empregada para se servir da mente do seu possuidor, guiá-la, governá-la, e dirigi-la, da mesma maneira como o mundo físico.

O Raja Yoga tende a limpar a mente de todo o entulho e de todos os obstáculos, conservando-a limpa, clara e sã. Depois vem a dominar esta mente com inteligência e eficácia, preservando de todo desperdício de força e elevando a mente, por meio de concentração, à plena harmonia com a vontade, para servir de foco a esta, aumentando o seu poder e assegurando a sua eficácia.

A concentração e o poder da vontade são os meios pelos quais [os yogues] manejam e dirigem as suas mentes vigorosas e sãs, dominando o mundo exterior e agindo positivamente sobre a energia e a matéria. Este domínio se estende a todos os planos da mente e os yogues não só dominam a mente instintiva, rejeitando-lhe as qualidades inferiores e aproveitando-as em outras partes, como também desenvolvem e alargam o campo do seu intelecto, obtendo dele admiráveis resultados. Os yogues dominam até sobre a mente espiritual, desenvolvem-na e transmitem ao campo da consciência alguns dos maravilhosos segredos que se acham em sua área. O Raja Yoga responde e dá soluções a muitos dos segredos da existência do ser - a muitos dos enigmas do universo. Ele desenvolve e põe em ação as forças latentes que são inerentes à constituição humana.

Extraído de “Raja Yoga - Lições sobre o Desenvolvimento Mental”, de Yogue Ramacharaca