quarta-feira, maio 16, 2012

Tranquilidade

Irmãos, hoje vamos refletir sobre a tranquilidade. Necessitamos valorizar os momentos em que nos desligamos de tudo. Normalmente nossas mentes estão em constante movimento: pensamentos, planejamentos, preocupações, visões do futuro e do passado, sentimentos que nos perseguem, emoções as mais diversas, tudo isso se resumindo num gasto excessivo de energia.


Além disso, há os ruídos, o barulho do trânsito, as músicas perturbadoras, as conversas de nível inferior, tudo coopera para nos desviar da tranquilidade, virtude que apenas alcançamos através da vontade e conscientes da importância de atingirmos esta elevação. Podemos nos sentir tranquilos, apesar de toda a agitação externa, quando aprendermos a afastar de nós o que não nos interessa e a concentrar a atenção em nosso interior; quando formos capazes de nos distanciar mentalmente da realidade que nos incomoda e efetuarmos uma viagem através do pensamento para os lugares mais calmos e relaxantes, junto à Natureza, expressão mais sublime da tranquilidade.


Este estado de tranquilidade nos afasta da irritação com as situações mais comuns do dia a dia. Ele nos prepara para não darmos valor àquilo que é negativo, inferior, e nos distancia da maledicência, quando nos faz enxergar não só os defeitos, mas principalmente a face mais bela e iluminada de tudo ao nosso redor. Não que não tenhamos de agir quando encontramos o erro que pode afetar a nós e aos outros, mas que esta ação tenha bondade, discernimento, e nos faça equilibrados e justos. O bem e o mal sempre existem, e cabe a nós estimularmos os melhores sentimentos em nosso interior e também nas outras pessoas. 


Aprendamos a reparar nas coisas mais simples da Natureza a beleza das formas e cores. Uma pequena folha seca, a casca de uma árvore, um minúsculo inseto, uma flor caída no chão, o voo de um pássaro, o movimento das nuvens e infinitos outros exemplos que dizem tanto e nem sempre estamos preparados para enxergar.


Precisamos saber valorizar cada pequeno detalhe!


Assim ocorre também com as pessoas. Como perceber o jardim interior de teus irmãos, mesmo daqueles por quem não cultivamos a menor simpatia e afinidade? Um caminho é dar atenção àqueles que nos cercam. Muitas vezes, queremos apenas falar e falar e não paramos para dar espaço aos outros poderem se expressar. Se fazemos diferente e escutamos os outros, além de sermos mais agradáveis, estaremos conhecendo melhor as pessoas e exercitando a tranquilidade.


Porque, enquanto tranquilos, o mundo é muito mais belo e feliz, atravessamos os problemas e as pessoas difíceis com sabedoria e confiança, e adquirimos coragem para prosseguir, apesar de tudo o que existe de mais perturbador. Digamos assim: sou mais forte do que a rocha e essa força me faz agir com tranquilidade diante de tudo e de todos. Tenho nas mãos a calma, a serenidade, a paz; e a maior vitória é quando consigo vencer a mim mesmo, controlo e afasto todos os impulsos negativos e sou receptivo à alegria de viver. Sou livre, por isso escolho a tranquilidade para mim.


Sejamos tranquilos para nos tornarmos emissores de bons pensamentos, melhorarmos o nosso mundo interior e contribuirmos para elevar o padrão mental do mundo ao nosso redor.


Ryrann da Jordânia
Sessão de PHATAE
28 de abril de 2012.