segunda-feira, outubro 29, 2012

Persistência

Meus irmãos, hoje falaremos sobre a persistência e suas consequências sobre nossas vidas materiais e espirituais. Quando seguimos um sonho ou objetivo nobre, apesar da nossa dedicação, é possível passar a vida inteira sem que cheguemos à plena realização daquilo que muito queremos. As razões para o insucesso podem ser muitas, mas nada justifica desistirmos de buscar a nossa felicidade na eventualidade do fracasso. Devemos reconhecer que a persistência é capaz de aumentar as chances de sairmos vitoriosos. 

Em face ao tempo, nunca somos os mesmos, estamos nos transformando a cada hora, as nossas percepções se alteram. Assim, a cada tentativa é um "novo eu" quem investiga como alcançar o êxito. Podemos recuar, mas que seja com a certeza de que escolhemos mudar de rumo para algo ainda melhor, e nunca porque nos sentimos fracos, indecisos ou incapazes. 

Ter persistência é reconhecer a força inesgotável que flui através de nossos corpos, que nos faz agir para nós e para os outros. É abrir caminhos para o conhecimento exercitando nossas potencialidades, entre elas a nossa autoestima e força de vontade. Isso se aplica em tratamentos de saúde, na busca de um emprego, na procura por um companheiro ou companheira, no desenvolvimento de uma aptidão, em tudo, até mesmo nos objetivos mais simples como fazer dietas ou completar a leitura de um livro. 

Se temos uma meta, estejamos certos de que ficaremos mais próximos de alcançá-la quando confiarmos em nós mesmos e na possibilidade de sucesso. Entretanto, para tudo existe um tempo de preparação, o que pode explicar a demora para se chegar aonde desejamos. Além disso, por nossa falta de experiência, nem sempre o que queremos traz bons resultados para as nossas vidas. Cabe a nós vencer a ansiedade e desenvolver a serenidade diante das situações adversas. Perseverar em nossas escolhas é um trabalho interior incessante que nos traz a vivência e nos habilita para as novas missões que surgirem em nossos caminhos. 

É importante reconhecer que a vida se faz entre o erro e o acerto, entre o êxito e o insucesso. A natureza criou as flores e os espinhos para também nos mostrar essa dualidade da vida que se empenha em nos fazer pessoas melhores. Se hoje não conseguimos, amanhã realizaremos com plenitude. Mas não podemos perder a fé, tampouco a alegria de construir a cada dia as nossas trajetórias futuras. Para tanto, sejamos confiantes e persistentes em nossas tarefas, lembrando que o tempo possibilita as maiores transformações de acordo com o nosso preparo e as chances que nos damos de nos superar. 

Pensemos assim: sou persistente em minhas ações, pois confio no Deus que habita em mim e que tudo realiza no momento certo, mas faz isso através de mim, do melhor que existe em mim. Sou uma fortaleza e nada é capaz de me trazer o desânimo. Em quaisquer circunstâncias, busco a felicidade, pois ela me pertence. 

Ryrann da Jordânia 
Sessão de PHATAE
20 de outubro de 2012