segunda-feira, dezembro 11, 2006

A SIMBOLOGIA DAS MÃOS


As mãos podem ser consideradas os maiores instrumentos de contato com a força vital que anima o Universo. Através desta parte do corpo, o ser humano consegue receber e transmitir energias, alimentando o corpo físico e o astral. Essa relação com as mãos é tão profunda que, automaticamente, quando alguém se machuca, coloca a mão e aperta o local machucado como uma tentativa de parar a dor. Quando está frio, esfrega-se as palmas das mãos, sentindo elas se aquecerem e a energia acumular. Outros exemplos são o passe magnético e demais terapias que utilizam as mãos para reequilibrar o ser humano, para aliviar e até curar muitas doenças.

A mão encerra uma linguagem, um mistério, uma força. Exprime as idéias de atividade, ao mesmo tempo as de poder e de dominação. É um emblema real, instrumento da maestria e signo de dominação. Em hebreu, a palavra iad significa ao mesmo tempo mão e poder. A mão da justiça foi na Idade Média a insígnia da monarquia francesa. A mão esquerda de Deus é tradicionalmente associada com a justiça, a mão direita com a misericórdia. A mão direita é a mão que abençoa, emblema da autoridade sacerdotal, assim como a mão da justiça é o poder real. Embora não se trate de um princípio absolutamente constante, a direita corresponde mais, na China, à ação, a esquerda ao não agir, à sabedoria. Segundo o cânone budista, a mão fechada é o símbolo da dissimulação, do segredo, do esoterismo.

As danças rituais do sul da Ásia foram chamadas de danças das mãos. Não somente os movimentos que elas inscrevem no espaço, mas a própria posição das mãos em relação ao resto do corpo e dos dedos uns em relação aos outros, são altamente significativos. O mesmo acontece com as artes plásticas, a pintura e a escultura: as posições relativas das mãos e dos dedos simbolizam atitudes interiores.

Todas as civilizações, com maior ou menor sutileza, utilizaram-se dessa linguagem das mãos e dos gestos e atitudes. Na África, colocar a mão esquerda, com os dedos dobrados dentro da mão direita é um sinal de submissão e de humildade; em Roma, a mão guardada sob a manga marcava o respeito e a aceitação da servidão etc.

Na tradição bíblica e cristã, a mão é o símbolo do poder e da supremacia. Ser alcançado pela mão de Deus é receber a manifestação de seu espírito. Quando ela toca o homem, este recebe em si a força divina. A mão de Deus cria, protege; destrói, se ela se opõe. É importante distinguir a mão direita, a das bençãos, da esquerda, a das maldições. Parafraseando Alexandre, O Grande: as mãos tem a mão da liberdade, o homem deve cuidar do interior que o exterior refletirá a alma.

Publicado originalmente no Mensageiro Celeste nº 16, edição de setembro de 2004.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou otimo a apresentaçao, nao me lembro se ja foi tema de alguma palestra!?

ORDEM FRATERNAL CRUZEIRO DO SUL "CEU" disse...

Sim, foi tema de uma palestra da Sória, da ST!

sahalliwell disse...

Eu me lembro da sória..ela é mto fofa!!! ela bem q podia ir mais la na ceu!