segunda-feira, maio 10, 2010

O paciente como voluntário

Diante dos problemas por que passa a sociedade atual, diante da necessidade de nos deixarmos conduzir por uma moral planetária, na busca de soluções não limitadas a fronteiras individuais, a abordagem desse tema torna-se relevante para nós mesmos, pacientes da nossa amada “CEU”, para nossa Casa, para nossa Cidade, País, para a Humanidade deste Terceiro Milênio.

Num primeiro momento, olhemo-nos. E que a capacidade de olhar além nos dirija o pensamento. Quem somos nós? Como vivemos? Como podemos sair de nós mesmos, sem fugir às nossas responsabilidades com a família, com a nossa própria vida? Estamos numa comunidade de irmãos que se propõe a servir, a descobrir o que se pode fazer para viver a Fraternidade. Queremos, podemos ou devemos nos envolver com essas metas?

Como duas linhas sempre em tensão, o eu e o nós devem buscar o equilíbrio. Se assim for, independente de nossas características pessoais, estaremos prontos para acolher o outro em suas diferenças e semelhanças. Não importa quem sejamos, fomos feitos para a convivência.

Se por um lado, o trabalho voluntário reflete aspectos individuais, que revelam a postura do indivíduo diante de si mesmo e da vida, seu nível de consciência, seus talentos, o que é, às vezes, fonte de dificuldades para o grupo, por outro, mostra que, além de nossas limitações, está nossa tendência natural à participação e ao encontro. Além disso, o voluntariado revela valores coletivos, que nos fazem crescer. O entusiasmo, a força do grupo que arregaça as mangas e “põe a mão na massa” tem o poder de unir e dissolver diferenças, prevalecendo a meta maior.

Ser voluntário é tecer uma tela com o Amor no coração, o que deve ser feito vagarosa e atentamente. Trabalhamos com múltiplos talentos, e particularidades. O trabalho voluntário requer de todos união, sadia cumplicidade, integração. Todos recebem e todos se dão.

Para fazer um trabalho de transformação individual e social, o grupo tem que interagir entre si, viver a dinâmica do acontecer que envolve todos, igualmente, como agentes/ pacientes de um mesmo processo. [continua]

Material de apoio utilizado no Workshop "O Trabalho Voluntário na CEU" realizado em 8 de maio de 2010.